Diferença e como aplicar as palavras em face de pandemia
No actual contexto de pandemia, é comum ouvirmos determinados termos que causam alguma confusão, porém devemos saber a distinção das mesmas e a sua empregabilidade
Assim, partilho com você a distinção dos
termos mais usados actualmente.
Distanciamento social é a diminuição da interacção entre as pessoas de uma comunidade para diminuir a velocidade de transmissão do vírus. É uma estratégia importante quando há indivíduos infectados assintomáticos, que não se sabem portadores da doença e não estão em isolamento.
Isolamento é uma medida que visa separar as pessoas doentes (sintomáticos respiratórios, casos suspeitos ou confirmados de infecção por coronavírus) das não doentes, para evitar a propagação do vírus podendo ocorrer em domicílio ou em ambiente hospitalar, conforme o estado clínico da pessoa.
Quarentena é a restrição de actividades ou separação de pessoas que foram presumivelmente expostas a uma doença contagiosa, mas que não estão doentes (porque não foram infectadas ou porque estão no período de incubação), a sua aplicação pode ser a nível individual ou colectivo.
Distanciamento físico não significa que não deve haver nenhum tipo de contacto com familiares e amigos mas devem ser obedecidas as regras de afastamento em lugares com 2 ou mais pessoas, no sentido de frear a disseminação do vírus. Podemos permanecer socialmente conectados mesmo estando fisicamente separados, através dos nossos aliados_ redes sociais.
Comentários
Enviar um comentário